Na manhã do último domingo (15), as máquinas responsáveis por realizar as obras de desassoreamento no Rio Capivari e afluentes, chegaram ao município. As obras terão início nesta segunda-feira (16), pelo córrego Lavapés e, posteriormente, seguirão para o Rio Capivari e finalizarão no córrego Água Choca.
No entanto, para dar andamento neste projeto, foi necessário o licenciamento do Rio Capivari e afluentes, exigindo muito estudo. Situações envolvendo questões como a quantidade de árvores e de lodo que seria retirado e onde seria deixado. Além de outras questões envolvendo situações ambientais e burocráticas. O Rio Capivari e córregos, até então, nunca teve licenciamento na história do município.
Sendo assim, após 30 anos, o Rio Capivari e afluentes passarão pela obra para retirar todo o lodo e sujeira do rio. Dessa forma, aprofundando em cerca de um metro e diminuindo o impacto das chegadas das águas ao município nos períodos de fortes chuvas.
“Esse é um momento histórico para a cidade. Depois de tanto sofrimento, dias incansáveis de trabalho acompanhando as famílias perderem tudo o que construíram durante a vida, finalmente terão início às obras de desassoreamento. Só tenho a agradecer a Deputada Estadual Valéria Bolsonaro e ao Governador Tarcísio por cumprirem o que nos prometeram quando estiveram em Capivari em janeiro”, disse o prefeito de Capivari, Vitor Riccomini.
Veja também:
- Presidente da Câmara fala sobre último dia de inscrição em Concurso Público
- Região de Piracicaba tem 1.167 vagas de emprego em cinco cidades; confira
As obras só serão possíveis devido à presença do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, com intermédio da Deputada Estadual, Valéria Bolsonaro, que estiveram no município na enchente de janeiro de 2023. “Através do contato da Deputada Valéria Bolsonaro, o Governador Tarcísio esteve em Capivari na pior cheia nossa. O Governador se comprometeu a incluir Capivari no programa de desassoreamento dele se nós cumpríssemos nossa etapa de documentação e nós cumprimos”, concluiu o prefeito.