Na manhã desta terça-feira, uma ocorrência meteorológica peculiar chamou a atenção dos moradores da região de Campinas. Uma nuvem branca em formato cilíndrico surgiu nos céus, despertando curiosidade e, em alguns casos, apreensão. Registros da ‘nuvem rolo’ foram enviados por moradores de Campinas, Indaiatuba, Hortolândia, Paulínia, Valinhos e até Espírito Santo do Pinhal à EPTV, afiliada da TV Globo na região.
Mas afinal, o que é essa nuvem gigante, como ela se forma na atmosfera e o que sua chegada pode significar?
O que é uma Nuvem Rolo?
Para esclarecer essas dúvidas, procuramos o pesquisador Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp (Cepagri), que explicou que se trata de uma nuvem rolo.
“Embora tenhamos vários tipos de nuvem rolo, a mais comum de se observar são as nuvens rolos associadas às tempestades”, afirmou Bainy.
Como as Nuvens Rolos São Formadas?
Segundo o meteorologista, as nuvens rolos são formadas a partir da interação do ar relativamente frio que desce do interior da nuvem com o ar mais aquecido no ambiente circundante.
“Essa nuvem se forma separada da nuvem de tempestade principal, a cumulonimbus, e é resultante da interação do escoamento do ar relativamente mais frio que observamos nas rajadas de ventos antes das tempestades, com o ar ambiente mais quente ao redor”, detalhou.
Indicativo de Tempestades
É importante notar que a aproximação de uma nuvem rolo costuma servir como um alerta, já que quase sempre significa a chegada de uma tempestade.
“Ela indica a aproximação dessa tempestade. Então, esse rolo que se forma no sentido que a tempestade está avançando serve como prenúncio de que uma tempestade está chegando naquela região”, explicou Bruno Bainy.
Embora a formação de nuvens rolos seja um fenômeno fascinante, sua presença também destaca a importância de estar ciente das condições meteorológicas e tomar as medidas adequadas em caso de tempestades iminentes.