Que a prática de atividade física traz diversos benefícios para o organismo, já é fato conhecido. No entanto, um estudo recente revelou que, além dos mais conhecidos, exercitar-se também pode reduzir quase pela metade a chance de desenvolver nove tipos de câncer. Os dados são de uma pesquisa publicada no periódico científico British Journal of Sports Medicine, desenvolvida por pesquisadores australianos.
Foi descoberto que a saúde cardiovascular e respiratória de um indivíduo está intimamente ligada à diminuição de até 40% no risco de contrair nove variedades de câncer, sobretudo entre os homens. Apesar de não ser um fato inédito, os estudos anteriores eram limitados e de curto prazo.
A pesquisa recém-publicada levou em consideração dados suecos coletados até 2019 de jovens que se alistaram no exército no período de 1968 a 2005. Antes de prestar serviço, esses recrutas fizeram vários exames para avaliar seu estado de saúde, logo tiveram a pressão arterial medida e a altura e o peso (IMC) constatados.
Do total de 1 milhão de jovens homens avaliados, quase 85 mil (7%) tiveram o diagnóstico de câncer confirmado pelo período de acompanhamento de 33 anos. No total, os recrutas se dividiram em três grupos: baixa aptidão cardiorrespiratória (mais de 365 mil), moderada (mais de 519 mil) e alta (mais de 340 mil).
Aqueles com baixo condicionamento físico tinham mais chances de sofrer de obesidade, abuso de álcool e drogas e tinham pais menos educados, em comparação aos mais aptos. Em contrapartida, homens com melhor aptidão tinham menos chance de ter o diagnóstico de câncer confirmado, em comparação com aqueles com baixa aptidão.
Os autores do estudo destacam a correlação entre uma melhor aptidão física nos indivíduos homens saudáveis e uma diminuição no risco de desenvolver metade dos tipos de câncer investigados. Esses resultados podem influenciar a criação de medidas de saúde no setor público, visando a melhoria da capacidade cardiorrespiratória entre os jovens.
Quem decide cuidar da saúde com atividades físicas pode querer procurar suplementos para melhorar a performance, como a creatina Creapure. No entanto, é recomendado consultar um profissional da área da saúde antes de iniciar qualquer suplementação, para garantir que seja adequada às suas necessidades particulares.
Além disso, é importante lembrar que a atividade física regular e uma dieta equilibrada desempenham um papel fundamental na promoção da saúde geral.