Lucas Verthein faz história no remo! Nesta manhã de quarta-feira (25), o brasileiro garantiu a medalha de ouro no skiff simples com 6min58s76. O lugar mais alto do pódio não acontecia desde 1987, sendo assim, ele encerra jejum de 36 anos sem medalha dourada para o Brasil.
Verthein é o primeiro campeão pan-americano brasileiro do skiff simples masculino. O último ouro do Brasil foi na categoria dois com os irmãos Ricardo e Ronaldo de Carvalho, em Indianápolis 1987. A prova foi muito disputada, o brasileiro saiu na liderança, chegou a perder a primeira posição, mas deu o bote no fim e venceu no detalhe. Além disso, O Brasil ainda conquistou uma medalha de prata com Beatriz Cardoso no skiff simples feminino com 7min46s73. Vale citar que, o Brasil ainda disputa a final do oito com misto da modalidade.
Veja também:
- Brasil vence Cuba no beisebol e conquista terceira vitória no Pan 2023
- Brasil conquista prata na ginástica por equipes no Pan-Americano
Lembrando que, nas quartas de final, Lucas foi o primeiro brasileiro a avançar em disputas individuais na história do remo em Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020, com 23 anos. Na semifinal, terminou sua participação em 5º da bateria.