Capivari e região estão em alerta para tempestades e frente fria entre os dias 25 e 27 de outubro. A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta meteorológico que informa a passagem de uma frente fria que causará fortes precipitações na região de Campinas, a qual todavia Capivari pertence. Portanto o alerta prevê chuvas torrenciais, seguidas de raios, intensas rajadas de vento e queda de granizo.
Assim, as chuvas podem acumular até 70mm, o que aumenta o risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
A Defesa Civil do município deve identificar áreas de risco e evacuar moradores dessas áreas e também está trabalhando para limpar canais e bueiros para assim evitar inundações.
A Defesa Civil alerta que as tempestades podem causar sérios danos à população e à infraestrutura. Por isso, é importante que todos fiquem atentos às informações meteorológicas e sigam as orientações de segurança.
Além disso, a Prefeitura de Capivari reforça que a Defesa Civil do município não faz previsões meteorológicas, apenas divulga os boletins feitos pela Casa Militar – Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, assinados por meteorologistas, Subtenente da Polícia Militar e Capitão da Polícia Militar.
Danos que as tempestades podem causar:
- As tempestades podem causar deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e danos à infraestrutura.
- Os moradores devem estar preparados para evacuar suas casas em caso de alerta vermelho.
- As empresas devem ter um plano de contingência para atender aos funcionários em caso de emergência.
Orientações de segurança:
- Evite ficar embaixo de árvores ou estruturas metálicas.
- Não estacione o carro em locais que possam ser inundados.
- Mantenha distância de redes elétricas caídas.
- Não tente atravessar áreas alagadas.
- Se estiver em casa, desligue os aparelhos elétricos e feche as janelas.
Por fim, em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou (19) 3492-3186. A Guarda Civil atende pelo 153 e pelo WhatsApp (19) 3491-1311, 24 horas por dia, sete dias por semana. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193.
Leia mais:
Aumento de 51,59% em Casos de Estelionato nas Regiões de Piracicaba e Campinas