Na segunda-feira (30), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou uma notícia relevante. Para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que designados para realizar o exame em locais a mais de 30 quilômetros (km) de suas casas há uma nova oportunidade. Se não conseguirem chegar ao local no dia do exame, terão a opção de realizar a prova em outra data. Essas novas datas são 12 e 13 de dezembro, e os locais terão suas datas em breve.
Em nota, o Inep explicou que “a metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes”. Na semana passada, os estudantes descobriram onde farão as provas do Enem 2023. Alguns se queixaram que os locais designados são muito distantes de onde moram. Isso pode levar alguns a desistir de fazer as provas este ano.
Leia mais:
Capivari Promove Audiência Pública para o Futuro da Cidade nesta Terça-Feira (31)
Portanto o Inep confirmou que os candidatos se alocarão num raio máximo de 30 km da residência informada na inscrição. Na Página do Participante, o instituto disponibilizará uma seção específica para que os candidatos interessados na nova aplicação enviem seus pedidos para análise.Além disso o sistema estará aberto para receber as informações no período de 13 a 17 de novembro.
De acordo com o Inep, os casos de estudantes designados para fazer a prova a mais de 30 km da sua residência são limitados a cerca de 50 mil inscritos. Isso representa aproximadamente 1% do total. A maioria desses casos está concentrada em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
Por fim, o Enem 2023 é nos dias 5 e 12 de novembro. Assim as notas nas provas podem ter seu uso para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).