Candidatos que perderam o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 e faltaram às provas de linguagens, ciências humanas e redação no domingo, dia 5 de novembro, por um motivo justificado, têm o direito de solicitar a reaplicação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A reaplicação está prevista para ocorrer nos dias 12 e 13 de dezembro.
O direito à reaplicação é válido apenas em situações específicas, como em casos de doenças infectocontagiosas, que precisam ser comprovadas pelos candidatos, ou problemas logísticos.
Distância do Local de Prova por Erro de Organização: Direito à Reaplicação
Além disso, candidatos que foram prejudicados devido à distância do local de prova por erro na organização também têm o direito de fazer o Enem em dezembro.
Confira a lista de doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem:
- Tuberculose
- Coqueluche
- Difteria
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae
- Doença meningocócica e outras meningites
- Varíola
- Varíola dos macacos (monkeypox, mpox)
- Influenza humana A e B
- Poliomielite por poliovírus selvagem
- Sarampo
- Rubéola
- Varicela
- Covid-19
Problemas Logísticos: Outra Razão para Reaplicação
Candidatos que enfrentaram problemas logísticos durante o primeiro dia de aplicação das provas também podem solicitar a reaplicação. O edital define problemas logísticos como situações como desastres naturais que comprometam a infraestrutura do local, falta de energia elétrica que prejudique a visibilidade da prova, falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante que solicitou uso de leitor de tela ou erro na execução de procedimentos de aplicação que cause prejuízo comprovado ao candidato.
Como Solicitar a Reaplicação
A solicitação de reaplicação deve ser feita por meio da Página do Participante (enem.inep.gov.br/participante) até o dia 17 de novembro. Todas as solicitações serão analisadas individualmente pelo Inep.
Para que a solicitação seja considerada, os candidatos devem inserir documentos legíveis que comprovem a doença, contendo nome completo, diagnóstico com a descrição da condição e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10). Além disso, a documentação deve incluir a assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.
Confira o edital do Enem 2023.
É importante observar que o Inep adverte que os candidatos que alegarem indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluírem as provas ou precisarem ausentar-se do local de provas não poderão retornar à sala de provas para completar o exame nem solicitar a reaplicação.