O Brasil encerrou os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile com recorde no número de medalhas, nesta participação, a delegação conquistou 205. Dessas, foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes, campanha que rendeu o segundo lugar na classificação, ficando apenas atrás dos Estados Unidos.
Sendo assim, se fizermos uma análise por modalidade, a natação e disputa em águas abertas foi o esporte que mais rendeu pódios para os brasileiros. No total, foram 27 medalhas, sendo sete de ouro, oito de prata e 12 de bronze. Além disso, o atletismo, judô, ginástica ritmica e ginástica artística também tiveram destaque, com 23, 16, 13 e 14 medalhas, respectivamente. Ainda, vale citar que a modalidade com mais ouros conquistados foi a ginástica ritmica, com 8 no total.
Veja também:
- Neymar passa por cirurgia no joelho esquerdo
- Oito vezes Messi: Argentino vence o prêmio de melhor do mundo pela oitava vez
Em resumo, o Pan deu vagas olímpicas em 21 esportes, e o Brasil, por sua vez, conseguiu se classificar para Paris 2024 em diversas modalidades, sendo elas: handebol feminino (14 atletas), boxe(9), hipismo (6, com os brasileiros do adestramento precisando confirmar a vaga fazendo índice até junho de 2024), natação(2), pentatlo moderno (1), tênis (1), tiro com arco (1) e vela (4).