Após conquistar a Libertadores com o Fluminense no último sábado (4), o técnico Fernando Diniz anunciou sua terceira convocação da seleção brasileira. A lista é para os jogos contra Colômbia, no dia 16, em Barranquilla, e Argentina, no dia 21, no Maracanã. Lesionados, Casemiro e Neymar ficaram de fora da chamada.
A convocação contou com quatro novidades, sendo a principal delas o atacante do Palmeiras, Endrick, de apenas 17 anos e três meses. Sendo assim, ele se tornou o jogador mais jovem convocado para a seleção desde Ronaldo, em 1994. Fernando Diniz aproveitou para elogiar atacante do Palmeiras, “é um jogador que tem potencial para ser um dos grandes talentos. Não sabemos se vai se confirmar. Não é uma pressão. É um prêmio e uma visão de futuro do que este garoto pode ser. Um menino nascido em 2006 produzir o que ele produz me chama atenção. E neste momento vive o seu melhor momento, jogando contra grandes times do Brasil e consegue se sobressair”.
Além dele, os demais estreantes também reforçam o ataque, João Pedro, ex-Fluminense que está no Brighton (ING); Paulinho, do Atlético-MG; e Pepê, ex-Grêmio, que está no Porto (POR). Todos atuaram por seleções de base e a equipe pré-olímpica, entretanto, nunca tiveram convocações para o time principal do Brasil. Em resumo, Fernando Diniz convocou oito atacantes e colocou Rodrygo, do Real Madrid (ESP), entre os meio-campistas. Por outro lado, ainda sob investigação da federação inglesa de futebol (FA) por suposto envolvimento em apostas esportivas, o meia Lucas Paquetá segue fora.
Veja também:
- Ramon Dino, o “Dinossauro do Acre”, faz história no Mr. Olympia 2023
- F1 2023: Verstappen vence, Norris é segundo e Alonso fecha o pódio do GP do Brasil
Outro destaque fica por conta do volante Douglas Luiz, do Aston Villa (ING), que retorna à seleção após dois anos. Além disso, mais um ponto que chamou a atenção na lista é a convocação de apenas três laterais. Dessa forma, o técnico conta com apenas uma opção na direita, Emerson Royal, do Tottenham (ING). Yan Couto, do Girona (ESP), que esteve presente na última convocação, ficou de fora essa vez.
Confira a convocação completa:
- GOLEIROS: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo)
- LATERAIS: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha)
- ZAGUEIROS: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG)
- MEIO-CAMPISTAS: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid)
- ATACANTES: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid)
Atualmente, o Brasil tem sete pontos após quatro rodadas e ocupa a terceira colocação das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo de 2026. A apresentação dos convocados será na próxima segunda-feira (13).