A Black Friday, conhecida como a “sexta-feira de promoções”, é um dos principais eventos comerciais do ano. Durante este dia, e às vezes ao longo da semana, que tem o nome como Black Week, há as promoções especiais. Mas o que exatamente é a Black Friday?
Segundo Alberto Guerra, professor do Centro Universitário Unimetrocamp e especialista em Black Friday, é uma “estratégia promocional do varejo”. Ela se destaca das outras liquidações por oferecer descontos considerados imperdíveis. E essa estratégia tem se mostrado eficaz. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), as vendas no varejo aumentaram 6,9% na Black Friday de 2022.
No entanto, no e-commerce, o crescimento foi ainda maior, chegando a 21,1%. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que a Black Friday de 2023 atinja um faturamento de R$ 7,1 bilhões no e-commerce, um aumento de 17% em relação a 2022.
Leia mais:
El Niño deve durar ao menos até abril de 2024
Nos Estados Unidos, a Black Friday é a ação promocional de vendas mais expressiva no varejo. No Brasil, a tendência é a mesma. Assim Guerra destaca que o dia traz benefícios para os varejistas, como aumento das vendas, atração de novos clientes e ganhos de escala.
Em 2023, a Black Friday será no dia 24 de novembro. As promoções devem coincidir para a sexta-feira após a quarta quinta-feira do mês, que coincide com o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day.
A estratégia promocional surgiu do grande fluxo de pessoas e trânsito de carros gerado no dia do feriado de Ação de Graças para assistir aos desfiles de Papai Noel e outros personagens, marcando o início da temporada de compras de final de ano.
Por fim, o termo foi cunhado por policiais norte-americanos nos anos 60. Para descrever o tumulto causado pelo alto fluxo de pessoas nas ruas. No entanto, a partir dos anos 1980, o termo ganhou um novo significado no comércio, passando a se referir ao dia em que as lojas começam a registrar lucros após o feriado de Ação de Graças.