Na manhã de terça-feira, 14 de novembro, Dênis Araujo, coordenador do laboratório municipal de Capivari, aproveitou a ocasião do Novembro Azul para enfatizar a importância da campanha de saúde da próstata. Segundo Dênis, este é um mês crucial para aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e superar preconceitos.
Ele também falou sobre a desmistificação do exame de toque. Explicou que, inicialmente, é realizado um exame de sangue e, se necessário, são realizados exames adicionais que envolvem toque. Para o exame, é necessário abster-se de relações sexuais por 24 horas, pois a próstata faz parte do sistema reprodutor e a estimulação pode alterar o resultado do exame.
Além disso, deve-se evitar andar de bicicleta, moto ou cavalo e outros esforços físicos. De acordo com o Ministério da Saúde, homens a partir dos 50 anos devem fazer essa avaliação. No entanto, a Secretaria de Saúde recomenda que a avaliação comece aos 40 anos.
A população negra também apresenta um alto número de casos de câncer de próstata, portanto, deve estar alerta. Se o diagnóstico for confirmado, o paciente é avaliado pelo laboratório municipal e entra em contato com o enfermeiro que realizou o exame.
O DIOM assim informa se o PSA estiver alterado. Ele acompanha o fluxo do paciente, os cuidados necessários e as avaliações médicas.
A campanha acontece em todos os postos de saúde de Capivari. Basta chegar e dizer que precisa fazer o teste, especialmente homens de 40 anos, pois o diagnóstico precoce é praticamente imbatível contra o câncer.