A onda de calor que atravessa São Paulo já tem data para acabar. O estado dará uma trégua neste final de semana, com a chegada de uma frente fria. Portanto as temperaturas em todo o estado cairão, e a região metropolitana de São Paulo terá fortes chuvas, com risco de temporais. Assim, a diferença da temperatura máxima de sexta (17) para a de domingo (19) ultrapassará os 10 graus em São Paulo. Em outras regiões do país, o calor pode se estender por alguns dias e ter fim apenas em meados da próxima semana.
A capital paulista bateu o recorde de temperatura do ano na terça (14), com máxima de 37,7°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). É o segundo maior registro em 80 anos, quando as medições começaram. Portanto o recorde histórico da capital é de 37,8 °C, temperatura registrada em outubro de 2014. Por apenas um décimo, São Paulo ainda não bateu a marca histórica, mas isso pode acontecer na quinta (16), quando a Climatempo prevê a possibilidade da temperatura alcançar 38°C.
Leia mais:
Sicoob Cooplivre de Capivari participa do 30º Congresso Internacional de Bancos na França
Maria Clara Sassaki, porta-voz da Climatempo, explica que o país atravessa a oitava onda de calor de 2023, a quarta entre o inverno e a primavera. Assim os fenômenos que aconteceram no início do ano não foram tão significativos. “Estamos sentindo mais a onda de setembro e a de agora”, afirma.
Com a chegada da frente fria, a região metropolitana de São Paulo terá fortes chuvas, com risco de temporais. Por fim, a média de temperatura máxima para novembro na capital paulista é de 26,9°C. Do dia 01 ao dia 14 deste mês, a média foi de 30,7°C, quase quatro graus acima do normal. A queda das temperaturas em todo o estado trará alívio para os moradores, que sofreram com o calor intenso nos últimos dias.