A partir de 1º de dezembro de 2023, o Google implementará uma medida para excluir contas inativas, aquelas que não foram acessadas por seus titulares nos últimos dois anos. A decisão tem como objetivo aprimorar a segurança, mas traz consigo a consequência de que todas as informações contidas nessas contas serão permanentemente perdidas, incluindo e-mails e arquivos de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos.
Essa exclusão se aplica exclusivamente a contas pessoais e não terá impacto em cadastros vinculados a plataformas do Google para empresas, escolas ou outras organizações. A empresa esclareceu que o processo começará pelas contas que foram criadas e nunca utilizadas.
Para evitar a perda da conta do Google devido à inatividade, os usuários devem realizar pelo menos uma das seguintes atividades:
- Ler ou enviar um e-mail
- Utilizar o Google Drive
- Assistir a um vídeo no YouTube
- Compartilhar uma foto
- Fazer o download de um aplicativo
- Usar a Pesquisa Google
- Utilizar o recurso “Fazer login com o Google” em um aplicativo ou serviço de terceiros
É importante ressaltar que contas configuradas com assinaturas, como serviços do Google ou de terceiros, ou que tenham vídeos cadastrados no YouTube, não serão afetadas pela exclusão.
A decisão baseia-se na preocupação com a segurança, uma vez que contas abandonadas têm uma probabilidade significativamente maior de terem sua segurança comprometida. A empresa destaca que contas inativas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade de configurar a verificação em duas etapas em comparação com contas ativas. Essa medida visa proteger os usuários e reforçar a importância da autenticação de dois fatores para garantir a segurança de suas contas.