O Brasil tem passado pelo fenômeno das ondas de calor nos últimos meses, com os termômetros registrando temperaturas acima do normal para esta época do ano, especialmente na região Sudeste. Esse cenário é fruto do agravamento do aquecimento global e da presença do “El Niño” no Oceano Atlântico.
Especialistas acreditam que novas ondas de calor devem acontecer até o final de 2023. Por isso, as pessoas têm buscado cada vez mais formas de refrescar os ambientes, com a instalação de ventiladores e ar-condicionado.
A arborização dos centros urbanos é uma ótima forma de amenizar os efeitos das altas temperaturas. Mas, além das árvores plantadas na calçada, existem espécies de plantas que podem ajudar a refrescar dentro de casa.
Isso porque elas contribuem com a renovação da qualidade do ar devido à fotossíntese, filtram as partículas impuras e deixam o local mais arejado por equilibrar a umidade. Confira seis espécies que podem ajudar a suavizar a ação das ondas de calor:
- Samambaia:
Poucas plantas são tão comuns na casa dos brasileiros como a samambaia. Além de purificar o ar, essa espécie é capaz de remover metais tóxicos do solo. Normalmente é encontrada em vasos suspensos, mas também pode ser plantada em jardineiras.
Apesar de preferir ambientes iluminados, a samambaia também se dá bem com a sombra, já que o sol pode queimar suas folhas.
2. Lírio da paz:
Esta linda flor ajuda a equilibrar a temperatura interna das residências por absorver a umidade em excesso, prevenindo a formação de mofo. Essa planta se dá melhor em ambientes sombreados, pois não gosta da exposição direta ao sol.
Veja também:
- Ministério da Saúde atualiza lista de doenças ocupacionais com 165 novas entradas
- Unicamp concede título de Doutor Honoris Causa aos Racionais MCs
3. Espada-de-são-jorge:
Além de ser como um símbolo de proteção por pessoas religiosas, a espada-de-são-jorge tem como característica a intensa transpiração. Isso contribui para a limpeza e umidificação do ar. Por precisar de pouca luz, é ideal para ambientes internos.
4. Antúrio:
Capaz de melhorar a qualidade do ar e potencializar a sensação de clima fresco, o antúrio ainda tem como a vantagem sua cor intensa e brilhante. Dessa forma, além de refrescar a casa, ajuda na decoração.
Por ser uma flor ornamental, o antúrio é facilmente encontrado em uma floricultura, onde são achadas outras espécies que aprimoram o visual da residência.
5. Ervas:
Para quem possui algum espaço onde “bate” muito sol, como um quintal ou varanda, uma dica é cultivar ervas, como manjericão, alecrim e lavanda. Além de trazer frescor para casa, essas espécies possuem propriedades aromáticas que contribuem para a sensação de bem-estar.
6. Jiboia:
A jiboia é uma ótima pedida para quem não quer ter tanto trabalho, já que ela precisa de pouco cuidado. Durante o verão, por exemplo, ela pode ser regada apenas duas vezes por semana. Podendo ter seu cultivo em um vaso no chão ou suspenso.