Um estudo da plataforma Human Climate Horizons (HCH) divulgado nesta semana indica que o nível do mar poderá subir entre 20.09 cm e 24.27 cm junto à costa brasileira. Em outras palavras, isso acontecerá até 2059, se não reduzirem as emissões globais de gases de efeito estufa (GEE).
Desenvolvido conjuntamente pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e pelo Laboratório de Impacto Climático (CIL), o aplicativo reúne uma série de informações que permitem perceber os possíveis impactos das alterações climáticas em mais de 24 mil regiões do mundo.
Sendo assim, o levantamento revela que, caso a temperatura média global continue aumentando no ritmo atual, as inundações se tornarão cada vez mais frequentes. Dessa forma, atingindo uma área cada vez maior, onde vivem hoje cerca de 14 milhões de pessoas.
O estudo cita como exemplo a cidade de Santos, no litoral paulista. Ao fazer a avaliação de três possíveis cenários (baixa emissão de gases de efeito estufa; emissão intermediária e emissão muito alta), a projeção da plataforma projeta que o nível do mar, na cidade subirá, respectivamente, 22.84 cm, 24.64 cm e 27.74 cm até 2059.
“Centenas de cidades altamente povoadas enfrentarão um risco acrescido de inundações até meados do século. Isto inclui terras que abrigam cerca de 5% da população de cidades costeiras como Santos, no Brasil; Cotonou, no Benin, e Calcutá, na Índia. Muitas regiões baixas ao longo das costas da América Latina, África e Sudeste Asiático podem enfrentar uma grave ameaça de inundação permanente. Isso é parte de uma tendência alarmante com potencial para desencadear uma reversão no desenvolvimento humano nas comunidades costeiras em todo o mundo”.
Veja também:
- Primeiro Torneio de Vôlei de Praia Agita Parque Ecológico neste Domingo (03)
- Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é oficializado como feriado nacional
Além disso, outro município brasileiro, citado entre os que correm o risco de ver submergir até 5% de seu território, é a cidade do Rio de Janeiro. Nos mesmos três cenários, enfrentaria uma elevação do nível do mar da ordem de 19,13cm, 20,93cm e 23,84cm.