No Brasil, a cultura de valorização do status social após a compra de um carro, aos poucos, concede lugar a uma nova maneira de consumir os bens e produtos da indústria automobilística. O registro de 52% no percentual de crescimento da modalidade de locação por assinatura, segundo a ABLA, é um forte indicativo das reações causadas pelos impactos das mudanças sociais e econômicas.
Embora seja um veículo alugado, a vantagem de dirigir um zero quilômetro sem se preocupar com as despesas de manutenção e seguro se comprova como mais relevante e, efetivamente, conquista a preferência dos consumidores. A conveniência da modalidade atrai um público diverso, formado por pessoas físicas e jurídicas, que incluem tanto motoristas autônomos quanto empresas particulares e órgãos públicos.
Terceirização das frotas
No Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Automóveis, publicado em 2023, o presidente do Conselho Nacional da ABLA, Marco Aurélio Nazaré, divulgou que houve um aumento na procura por planos personalizados com aluguel de veículos pesados, como caminhões e ônibus, e também de motos. De fato, as soluções oferecidas para pessoas jurídicas, na maior parte das vezes, compensam o custo na aquisição do plano.
De modo geral, o modelo de carros por assinatura é comercializado com os gastos referentes ao pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro, manutenção e licenciamento inclusos no contrato. Então, acaba sendo uma alternativa mais rentável e econômica do que um financiamento veicular.
Passeio e utilitários
Quem busca uma forma de economizar na mobilidade urbana, mas não abre mão do conforto que um carro oferece, também se beneficia com os diferenciais desse serviço. Afinal, assumir a propriedade de um automóvel exige um alto investimento, que, consequentemente, compromete o orçamento familiar em médio e longo prazo.
Durante o ano passado, por exemplo, a alta no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fez com que o seguro veicular ficasse, em média, 32% mais caro. E, em algumas regiões metropolitanas, inclusive, a variação registrada foi de expressivos 87,9%, como no caso de Belo Horizonte. Além das contas com combustível e manutenção, esse índice justifica a procura por opções mais viáveis financeiramente.
Mercado de luxo
Os planos de assinatura premium são um segmento em expansão no país. No balanço total do investimento, o preço de carros por assinatura, especialmente dos modelos mais modernos e luxuosos disponíveis no mercado, se torna mais acessível do que adquirir uma unidade direto com a concessionária. As facilidades e os atrativos da negociação comprovam suficiência ao atrair consumidores de alta renda.