Em colaboração com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o Governo Federal apresentou o aplicativo “Celular Seguro”. O objetivo é bloquear rapidamente o acesso a dispositivos roubados ou furtados em solo nacional.
Para utilizar o aplicativo, os usuários precisam apenas baixar o “Celular Seguro” nas lojas de aplicativos. No caso de aparelhos Android, o download está disponível na Google Play Store. Já para iPhones, os usuários devem acessar a App Store. Após a instalação, é necessário cadastrar os dados do celular na plataforma gov.br.
Segundo Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República:. Ao acionar o sistema por um computador após um roubo, operadoras telefônicas e bancos recebem notificação instantaneamente, bloqueando o acesso ao dispositivo. Assim, ele ressaltou que essa medida é essencial para minimizar as dores de cabeça e as perdas financeiras das vítimas de roubos ou furtos.
Ricardo Capelli, secretário-executivo do MJSP, destacou que o aplicativo funciona como um botão de emergência, oferecendo uma forma rápida e eficaz de bloquear o dispositivo perdido. Além disso, enfatizou que o bloqueio também desencoraja a receptação, já que os compradores de dispositivos de origem duvidosa não poderão mais utilizá-los.
Por fim, ele concluiu que o aplicativo torna o celular em um objeto sem valor, pois seu acesso às informações, incluindo dados bancários, recebe um bloqueio.