O laudo de necropsia de Ana Clara Benevides Machado, que faleceu após passar mal durante o show de Taylor Swift em novembro, apontou que a universitária foi vítima de exaustão térmica devido ao calor. Na época, o Rio de Janeiro enfrentava uma onda de calor extremo, com temperaturas acima dos 40ºC.
De acordo com o perito responsável pelo laudo, Ana Clara estava exposta ao calor difuso, indicando que havia um calor intenso no ambiente. Sua exposição foi indireta, e a fonte do calor foi o sol. Clinicamente, a jovem apresentou exaustão térmica com quadro de choque cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, evoluindo para morte súbita.
O documento também revelou que Ana Clara faleceu devido a uma hemorragia alveolar, que indica o rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, e congestão polivisceral, que sugere a paralisação de vários órgãos devido à exposição ao calor.
Em resposta, a T4F, organizadora do evento, afirmou que Ana Clara foi prontamente atendida por socorristas e encaminhada em uma ambulância UTI, acompanhada por médicos até o hospital para receber atendimento. A empresa enfatizou que, em mais de 40 anos de atuação, nunca havia enfrentado um episódio trágico como o ocorrido no Engenhão, decorrente de fatores climáticos.
A exaustão térmica é uma condição que ocorre quando o corpo superaquece, resultando em uma perda excessiva de líquidos e sais. Em climas quentes, como o do Rio de Janeiro na época do evento, o corpo busca se resfriar através da transpiração e do suor, mas a perda contínua de líquidos e sais pode levar a complicações graves, como a exaustão térmica.
Os sintomas da exaustão térmica incluem suor intenso, desmaio, tontura, fadiga, pulso fraco, pressão arterial baixa, náusea, dor de cabeça e cãibras musculares. Se não for tratada, a exaustão térmica pode evoluir para insolação, que pode ser fatal se não for tratada imediatamente.
A perda de líquidos e sais durante a exposição ao calor excessivo pode ser minimizada através do consumo equilibrado de água, sódio e potássio. Além disso, é importante descansar em locais frescos e buscar atendimento médico ao apresentar sintomas de exaustão térmica.
Nota da T4F
“A T4F seguiu todas as melhores práticas de organização de eventos, incluindo todas as exigências das autoridades, distribuiu milhares de copos de água e permitiu a entrada com copos de água descartáveis sem qualquer limitação de quantidade no dia do show. A empresa reitera, como tem feito desde o ocorrido, que lamenta profundamente a perda de Ana Clara. Ela foi prontamente atendida por socorristas e encaminhada em ambulância UTI, acompanhada por médicos até o hospital para que pudesse receber atendimento. A empresa segue prestando todas as informações solicitadas pelos órgãos públicos e colabora com as autoridades na investigação em curso. Em mais de 40 anos de atuação, a empresa nunca havia registrado um episódio trágico como o ocorrido no Engenhão, decorrente de fator climático”.