Os moradores da região do bairro Ouro Fino, em Rio das Pedras (SP), estão enfrentando dificuldades devido a uma estação de tratamento de esgoto desativada no local. A estrutura, que sofre com vandalismo, acumula água parada, mato alto e mau cheiro.
A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, visitou o local para entender melhor os problemas enfrentados pelos moradores. Eles relataram preocupação com a proliferação de mosquitos transmissores da dengue na área.
A estação, localizada na Rua João Pires de Abril, próxima a uma região residencial, está desativada há cerca de seis a oito meses, de acordo com o analista de sistemas Renan de Oliveira Martins, que mora em frente à estrutura. Ele destacou que, ao desativarem a estação, os dejetos vazaram para a área gramada, causando um forte odor de esgoto no local.
Apesar de cercada por um alambrado, a estação possui vários pontos com buracos, facilitando a entrada de pessoas e tornando-a alvo de vandalismo. Dentro da estrutura, os equipamentos estão destruídos, com canos quebrados e peças soltas, além de sujeira e fiação exposta. Na parte externa, há um reservatório com água parada.
Moradores como o metalúrgico Nivaldo de Jesus Campanhol e o eletricista Rafael da Silva Oliveira lamentaram a situação, considerando-a um desperdício de dinheiro público.
Em resposta à equipe da EPTV, a prefeitura de Rio das Pedras informou que a estação está desativada porque o tratamento agora é realizado na estação principal. Quanto ao mau cheiro, a prefeitura afirmou que enviará um caminhão-pipa para lavar o local e retirar a água que pode estar causando o odor.
Sobre as demais reclamações, a prefeitura afirmou que o vandalismo não interfere no funcionamento do tratamento de esgoto da cidade, já que o local não tem acesso permitido, e que o mato e o vandalismo só oferecem risco para os próprios invasores.