O governo de São Paulo divulgou no dia 27 os valores e o calendário de pagamento do Imposto sobre Propriedade dos Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos, sendo necessário informar o número do Renavam.
É possível verificar diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), também informando o número do Renavam e placa do veículo. Além disso, ao informar a placa, o proprietário também pode consultar o valor venal do veículo para 2024 no Sistema de Veículos (Sivei). O proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o imposto.
Neste mês de janeiro, é possível antecipar o pagamento em cota única, com desconto de 3%. Também é a data para quem decidir pagar tributo parcelado, devendo recolher a primeira parcela. Lembrando que é possível pagar o imposto em até cinco vezes. Para este ano de 2024, a novidade é o pagamento via Pix. Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Secretaria, informar os dados do veículo e gerar um QR code, que servirá para o pagamento. No entanto, o QR code Pix tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Após esse tempo, será necessário gerar um novo QR code.
Confira o calendário de pagamento das parcelas de acordo com o final de cada placa:
Vale citar que os caminhões têm prazos diferentes: para o pagamento integral em janeiro se tem um desconto de 3%. Aos que escolherem pagar em cota única, sem desconto, o vencimento será em 19 de abril. Por outro lado, para os proprietários que optarem pelo parcelamento em três, quatro ou cinco vezes, sem desconto, os vencimentos são em 20 de março, 20 de maio, 20 de julho, 20 de agosto e 20 de setembro.
Veja também:
- Feriados de 2024 e Pontos Facultativos: Veja o Calendário Nacional
- Dólar sobe para R$ 4,91 no primeiro dia útil do ano
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Além disso, passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.