A cidade de Campinas entrou em estado de atenção após uma chuva intensa que causou alagamentos em imóveis, bloqueio de ruas e avenidas, e danos em diferentes regiões, incluindo a queda de um muro e uma árvore. Segundo informações do site G1, a prefeitura registrou 90,4 milímetros de chuva em apenas uma hora, com as áreas mais afetadas sendo o Centro e a região Sul da cidade.
Bairros Afetados por Alagamentos:
- Região Sudoeste: Jardim Novo Campos Elíseos, Jardim São Pedro de Viracopos, Vila Aeroporto, Parque Aeroporto, Parque Universitário de Viracopos.
- Região Sul: Jardim das Bandeiras, Vila Mimosa, Jardim do Lago, Parque São Martinho, Vila Lourdes.
Danos Registrados:
- Queda de muro no Jardim Proença.
- Queda de árvore na Ponte Preta.
- Ruas e avenidas alagadas, incluindo a Av. Dr. Heitor Penteado x Kartódromo, Av. Das Amoreiras x Rua Alves do Banho, Rua Piracicaba x rua Luiz Marcelino Guernelli, AV. Orosimbo Maia x Rua Paula Bueno, Av. Barão de Itapura x Rua Engenheiro Cândido Gomide, Rua Sacramento x Rua Álvaro Muller, Av. Princesa D’Oeste x Rua Avelino do Amaral, Av. Dr. Carlos de Campos x Rua Pedro Tórtima (curtume), Av. John Boyd Dunlop x Anhanguera.
Medidas Adotadas:
- Operação de contrafluxo na Rua Coronel Quirino com a Via Expressa Waldemar Paschoal pela Emdec.
- Danos nos serviços públicos: o Hospital Mário Gatti e a Unidade Pediátrica Mário Gattinho sofreram “danos pontuais” sem interrupção nos atendimentos. No Jardim São Cristóvão, o muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Pavanatti Fávaro caiu, mas não houve feridos. A escola estava fechada no momento do desabamento.
Avaliação e Reconstrução:
- Engenheiros da secretaria de Educação vão ao local na quinta-feira (4) para avaliar o caso e começar as tratativas para reconstrução do muro.
- No bairro Cidade Jardim, próximo à estação do BRT, dois guardas municipais tiveram a viatura arrastada pela enxurrada enquanto atendiam uma ocorrência. Os agentes estavam do lado de fora do veículo e não sofreram ferimentos.
Em caso de necessidade, a Guarda Civil de Campinas atende pelo 153, 24 horas por dia, sete dias por semana.