A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), sancionou a lei que institui o Dia do Rock Brasiliense no calendário oficial de eventos da capital do país. Conforme prevê a lei, a data deve ser comemorada anualmente em 27 de março, dia do aniversário de Renato Russo.
De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (8/1), deverão ser realizadas ações de valorização do rock ao longo de todo o mês de março, que será denominado “Mês do Rock Brasiliense”.
O projeto de lei que institui o “Dia do Rock Brasiliense” é de autoria do deputado Ricardo Vale (PT) e foi aprovado no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Câmara Legislativa do Distrito Federal, em novembro do ano passado.
A ligação umbilical de Brasília com o rock começa no final dos anos 1970, quando jovens roqueiros começaram a fazer uma releitura do punk rock britânico e norte-americano.
Leia mais:
- Clássicos da Música Brasileira Celebram 50 Anos: Os Marcantes Discos de 1974
- “Elvis não morreu”: astro do rock retornará aos palcos como inteligência artificial em 2024
“Foi, sem dúvidas, o primeiro movimento cultural nascido em Brasília que foi relevante nacionalmente. Colocou a cidade no roteiro cultural do país”, conta o jornalista Carlos Marcelo, biógrafo de Renato Russo.
Nesse cenário, Brasília exportou, ao menos, três bandas que deram o significado do rock nacional: Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude.
Na década seguinte, o rock seguiu fazendo sucesso na cidade. Brasília havia crescido, mas seguia entediando os jovens. Nesse marasmo, Digão e Rodolfo criaram a banda Raimundos, que virou um fenômeno nacional e segue firme com shows e turnês.
A lista segue com o Maskavo Roots, já influenciada pelos reggae, Bois de Gerião, Little Quail e outras que, a despeito do menor impacto nacional, mantiveram viva a tradiçao brasiliense.
Fonte: Metrópoles