O balanço das vendas de Natal no comércio de Piracicaba (SP) apontou crescimento de 7,2% em 2023, em relação ao ano anterior, de acordo com análise da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A entidade afirmou na última sexta-feira (5), que o númerou superou a expectativa dos comerciantes.
O setor de eletrônicos alavancou os resultados das vendas de Natal no comércio varejista do município, com aumento de 3,8% em relação aos outros segmentos, na comparação com o ano de 2022. Pórem, o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba, António Pedro Carvalho, destacou um ponto importante, “devemos observar que foi também esse segmento que que teve alta no preço dos produtos”.
Na sequência do ranking dos setores que puxaram a alta nas vendas de Natal, estão os segmentos de calçados e roupas. Em resumo, o setor de eletrônicos foi responsável por 7,9% das vendas, e o de vestuário, 7,2%, segundo o estudo da CDL.
Veja também:
- Mercado eleva para 1,59% projeção de expansão da economia em 2024
- Clima deve ser vilão do agronegócio em 2024
O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Marcelo Cançado, afirma que as percepções das vendas do Natal são positivas. Apesar de dispor de métrica com dados oficiais locais levantados pela instituição. “Pelo contato com lojistas nos primeiros dias do ano, conseguimos estimar que o movimento foi satisfatório. Em linha com as estimativas que indicaram aumento perto de 5% no faturamento em relação ao ano passado”, declarou