Começam na quinta-feira (11), os vencimentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024 para veículos de São Paulo. É possível parcelar o pagamento do imposto em até cinco vezes, no entanto, em caso de cota única, o contribuinte recebe um desconto de 3%.
O proprietário do veículo pode consultar os preços no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP), informando o número do Renavam e da placa. Além disso, também é possível pesquisar junto ao banco com cadastro ativo, internet banking e aplicativos de celular, informando apenas o Renavam.
Os vencimentos das parcelas do IPVA são definidos a partir do final da placa de cada veículo:
- Final 1: parcelas vencem no dia 11 de cada mês, de janeiro a maio;
- Final 2: vencimento no dia 12;
- Final 3: dia 15;
- Final 4: dia 16;
- Final 5: dia 17;
- Final 6: dia 18;
- Final 7: dia 19;
- Final 8: dia 22;
- Final 9: dia 23;
- Final 0: dia 24.
O pagamento pode ser realizado via internet, débito agendado, em pontos físicos de autoatendimento ou outros canais que o banco ofereça. Entretanto, em São Paulo existe a possibilidade via Pix, obtendo o QR Code com uma das instituições financeiras que possuem cadastro. No total, são cerca de 800 empresas que oferecem o serviço.
Veja também:
- Acidente tira vida de motociclista em rodovia de Piracicaba
- Verão de 2024 terá milhares de voos domésticos extras
Para caminhões e caminhões-tratores, o pagamento das parcelas do IPVA é diferente, no entanto, também possui o desconto de 3% para contribuintes que optarem pelo pagamento à vista em janeiro. Contudo, para os proprietários que optarem pelo parcelamento, sem desconto, os vencimentos são no dia 20 nos meses de março a setembro. Além disso, para os donos de caminhões, ainda há a opção de realizar o pagamento de uma cota única sem desconto com vencimento em 19 de abril.
De acordo com o governo de São Paulo, o IPVA é um dos principais meios de arrecadação para o estado. Vale citar que, o não pagamento do imposto é passível de multa e inscrição do nome do devedor na dívida ativa. Além disso, os condutores inadimplentes com o IPVA ficam impedidos de realizar o licenciamento do automóvel.