O Banco Central argentino surpreendeu ao anunciar a introdução de novas notas de 10 mil e 20 mil pesos, buscando otimizar a logística financeira e reduzir custos. As novas cédulas, baseadas na família ‘Heroínas e Heróis da Pátria’, visam facilitar transações e tornar o sistema financeiro mais eficiente.
Segundo o comunicado oficial, as novas cédulas serão baseadas em arte já existente. Assim pertencente à família ‘Heroínas e Heróis da Pátria’, para economizar custos e encurtar os tempos de produção.
A nota de 10 mil pesos terá as imagens de Manuel Belgrano, criador da bandeira Argentina, e María Remedios del Valle, heroína da Guerra da Independência. A imagem de Belgrano é de um retrato do artista francês François Casimir Carbonnier.
A representação da heroína é da obra “La Capitana”, da artista argentina Gisela Banzer. No verso, o motivo é uma recriação artística da cena do Juramento da Bandeira em 27 de fevereiro de 1812.
Já a nota de 20 mil pesos apresentará Juan Bautista Alberdi, a inspiração por trás da Constituição Nacional de 1853. Com uma representação do local de seu nascimento no verso.
Ambas as notas manterão o mesmo tamanho das cédulas em circulação e a impressão em papel de algodão, com características de segurança como marca d’água e fio de segurança.
De acordo com o Banco Central, as novas cédulas estarão disponíveis para o público em junho. Enquanto a cédula de 2 mil pesos, lançada em fevereiro do ano passado, permanecerá como a de maior valor nominal.