Instituições associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) encerram nesta segunda-feira (15), a realização de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito). A medida é válida para pessoas físicas e jurídicas e os agendamentos da modalidade poderão ser feitos até as 22h.
De acordo com a Febraban, a extinção definitiva do sistema ocorrerá no dia 29 de fevereiro, data máxima para que os bancos processem transferências que já estavam programadas. Além disso, as instituições também deixarão de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações exclusivas para empresas efetuarem para o pagamento de benefícios a funcionários.
Segundo a Federação, as operações via DOC, vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX em 2020. “Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, diz Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.
Veja também:
- Nascimentos crescem pelo segundo ano consecutivo em Piracicaba
- “Saídinhas” temporárias de presos devem sofrer mudanças em sua lei
Além disso, Um levantamento da instituição mostra que o DOC não ficou nem entre os cinco principais meios de pagamento em 2023. A preferência foi pelo PIX, seguido do cartão de crédito e do cartão de débito.