A empresa de bebidas Ambev S.A foi novamente a vencedora da licitação para patrocinar o carnaval de rua de São Paulo, conforme anunciado nesta terça-feira (16) pela prefeitura. O contrato, no valor de R$ 26,6 milhões, representa um aumento de apenas R$ 1 milhão em relação ao ano anterior, quando a Ambev também foi escolhida por R$ 25,6 milhões.
O pagamento do valor acordado será feito em parcela única no próximo dia 23 de janeiro, de acordo com a Ata do processo divulgada pela Secretaria Municipal de Subprefeituras (SMSUB).
Os desfiles dos blocos de rua estão programados para ocorrer entre os dias 3 e 18 de fevereiro, com o pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval. A Prefeitura estima a participação de 15 milhões de pessoas nos festejos de rua deste ano.
O calendário oficial é o seguinte:
- Pré-Carnaval: 03 e 04 de fevereiro
- Carnaval: 10, 11, 12 e 13 de fevereiro
- Pós-Carnaval: 17 e 18 de fevereiro
A Secretaria Municipal de Cultura planeja a realização de 637 desfiles por 579 blocos selecionados pela gestão municipal. A escolha do patrocinador a apenas vinte dias do início dos festejos gerou críticas de organizadores de blocos, que argumentam que o atraso no processo prejudica o planejamento financeiro das festividades.
Diante da situação, os organizadores dos blocos de rua estão correndo contra o tempo para conseguir patrocínios que permitam a realização dos cortejos pela capital paulista.