A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou nesta terça-feira (16), as últimas estimativas do relatório de tendências sobre o consumo de tabaco. Segundo a entidade, o fumo vem diminuindo ao longo dos anos. Em 2022, cerca de 1 em cada 5 adultos em todo o mundo era fumante,
Este número é menor em relação ao ano de 2000, quando esse número era de 1 em cada 3. O Brasil está entre os países que se destacam na diminuição do consumo. De acordo com a OMS, conseguimos uma redução de 35% desde 2010. No entanto, o mundo ainda tem hoje cerca de 1,25 bilhão de fumantes, mesmo que o tabaco seja responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano.
O relatório ainda aponta que o mundo chegará a uma redução relativa de 25% no uso de tabaco até 2025. Apesar de uma queda considerável, ainda fica abaixo da expectativa, que é de 30%. Fazendo um comparativo, o estudo aponta que em 2000, 16,3% das mulheres e 49,1% dos homens com 15 anos ou mais eram fumantes. Por outro lado, para 2025, a tendência é de queda: 6,7% (mulheres) e 32,9% (homens). Os números são ainda menores para 2030: 5,7% para o público feminino, e 30,6% para o masculino.
Veja também:
- MEC divulga nesta terça-feira o resultado do Enem 2023
- Serviços variam 0,4% em novembro, após três meses no campo negativo
A OMS lembra que as medidas eficazes para reduzir o consumo de tabaco já são conhecidas. Os países precisam, porém, se comprometer em proteger a população do tabaco. “Quando eles se compromotem, vemos resultados uma redução na taxa de prevalência do consumo e populações mais saudáveis”, diz o estudo. Há 15 anos, a Organização Mundial de Saúde estabeleceu uma lista de medidas para combater o fumo, o MPOWER. O Brasil está entre os países que cumpriram inteiramente essas metas.