Capivari, cidade do interior de São Paulo, estará presente no carnaval de 2024 por meio da Barca, que comporá alas na consagrada escola de samba Rosas de Ouro, em São Paulo. A Barca, que levará cerca de 100 integrantes, representará a cidade no segundo maior carnaval do mundo.
Além de celebrar a cultura e a alegria do carnaval, a participação da Barca terá um caráter inclusivo e socialmente consciente. Entre os foliões que desfilarão, estarão profissionais autônomos da reciclagem de Capivari, destacando a importância da inclusão, do respeito e da humanidade.
O acordo para a participação da Barca no desfile foi firmado há alguns meses pelo presidente Gelinho, em São Paulo, e foi divulgado nos canais e grupos oficiais da associação, além de ter sido anunciado nos ensaios da bateria. Devido ao planejamento e gestão do evento, as vagas para participar do desfile já foram preenchidas.
Os ensaios da bateria da Barca acontecem às quartas, sextas e domingos na sede da escola de samba, localizada na rua Ismael Bueno, 33, próximo ao ginásio Ronaldão, um ponto de cultura conhecido como o palácio caipira do samba. A escola de samba ainda possui vagas disponíveis para a ala das baianas, crianças e comissão de frente, e as informações estão disponíveis nas redes sociais oficiais da escola de samba.
Segundo Gelinho, presidente da Barca, “A iniciativa visou desde sua proposta inicial aos paulistanos, gerar além entretenimento, diversão e lazer para nosso município, abrir fronteiras, trocar conhecimentos, criar visões de mundo novas aos jovens, adquirir aprendizado, onde é referência e mirar a evolução como ganho.”
Com essa participação, Capivari se une à festa do carnaval, promovendo a cultura, a inclusão social e a troca de experiências entre as comunidades.