Na edição desta quinta-feira (18), do programa Primeira Página, da Raízes FM, bateu um papo com a pedagoga, Erika Piazza. Durante a entrevista Erika abordou sobre o neurofeedback e o Janeiro Branco, que trata da conscientização da saúde mental. (Confira a entrevista completa acima).
A pedagoga começou trazendo sobre o uso de telas na infância e como isso pode ser prejudicial para a saúde e desenvolvimento da criança, trazendo também a necessidade de uma rotina e como isso pode influenciar no âmbito escolar. “Os jogos, assim como as redes sociais, são viciantes, então isso faz com que ele queira mais, então é importante os pais estipularem o horário e o tempo de uso”. Além disso, Erika também citou a importância da criança desenvolver a conscientização do uso. Afinal, o uso das telas pode afetar a qualidade do sono e também causar problemas a longo prazo.
A pedagoga falou bastante o neurofeedback, que é uma técnica que agrega a todas as outras técnicas e terapias existentes. “Com o Neurofeedback a gente consegue ver mais resultados no dia-a-dia dessa criança, na questão cognitiva e atencional. Fazemos uma análise de tudo que essa criança traz de queixa e o que atrapalha essa pessoa de ter uma qualidade de vida de forma natural”.
Veja também:
Por fim, Erika abordou o tema do Janeiro Branco no ambiente escolar e como os comportamentos diários dão sinais de algo que pode atrapalhar seu desenvolvimento. “A questão das vestimentas, por exemplo, uma criança que usa roupa de frio no verão, algo está errado. ‘A mais ela gosta de se vestir assim’, não, isso não é normal. Então, nós temos uma forma para abordar a criança e fazer a orientação dos pais, para terem esse olhar minucioso no dia-a-dia” .