Integrantes da torcida organizada Máfia Azul, do Cruzeiro, demonstraram heroísmo ao se unirem para formar um cordão humano e resgatar pessoas que estavam ilhadas em carros durante uma enchente no bairro Santa Branca, na Região de Venda Nova, em Belo Horizonte, na noite da última terça-feira (23).
Um adolescente foi resgatado com uma mangueira improvisada por um membro da torcida. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver um homem em cima de um carro, amarrando a mangueira para ajudar a levar o adolescente, que estava ilhado no veículo, até o outro lado da rua. Em seguida, ele se jogou em cima de uma tábua e conseguiu atravessar a correnteza.
O homem que aparece nas imagens salvando o adolescente é Wallison Vicente, integrante da Máfia Azul que participava de uma reunião sobre os preparativos para a estreia do Cruzeiro no Campeonato Mineiro, que aconteceria no dia seguinte.
“Foi tudo muito rápido. Quando a gente assustou o menino já estava com metade do corpo pra fora da janela. Subi no carro pra tirar ele. No que ele subiu, o vizinho jogou uma mangueira e amarramos na cintura dele. A água já estava levando meu carro, arrastando o que eu estava em cima, mas graças a Deus apareceu uma tábua, eu pulei nela e saí também”, relembrou Wallison.
O carro de Wallison é o preto, que aparece nos vídeos sendo arrastado pela enxurrada. No veículo prata, em que ele aparece em cima, estava o adolescente no banco do carona e o irmão dele dirigindo.
O irmão do adolescente que estava dirigindo era o empresário Flávio Henrique. Ele conta que voltava do shopping e que a água subiu de uma vez.
“A água começou a subir e o carro não conseguiu mais subir a rua. Tava eu e meu irmão, fiquei parado e o carro bateu em outro que tava lá. Eles vieram, ajudaram meu irmão, aí a água subiu mais, o carro bateu num poste. A água estava já no pescoço, uma dificuldade pra sair e o pessoal de uma serralheria me ajudou”, contou Flávio, que ficou bem depois do ocorrido.
Nenhuma das pessoas envolvidas ficou ferida e os danos foram apenas materiais. Além do irmão de Flávio, outras pessoas também foram socorridas pelos integrantes da organizada.
“O mais importante é estar vivo. […] Se não tivessem essas 70 pessoas lá ontem era tragédia, não ia ter jeito”, completou Wallison, integrante da Máfia Azul.
Nesta terça-feira (23), a chuva forte que caiu à noite provocou alagamentos em BH e na Região Metropolitana. Durante o temporal, pessoas ficaram ilhadas, carros foram arrastados e árvores caíram.
Segundo a Defesa Civil de BH, a regional que registrou o maior volume pluviométrico nas últimas 12h – até as 7h desta quarta-feira – foi a Oeste com 91,6 mm. Na região de Venda Nova, onde houve o resgate, foram 60,4mm.