A partir de agora, a Prefeitura de Piracicaba (SP) vai começar a multar infrações de trânsito flagradas por câmeras de monitoramento pela cidade. Até então, apesar de flagrar as infrações, a Central que coordena as câmeras não aplicava multas. Entenda como vai funcionar essa nova medida.
A Central, onde agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) monitoram o trânsito por meio de 35 câmeras de segurança espalhadas pela cidade, agora terá a função adicional de aplicar multas. Os agentes, que já controlavam o tráfego e podiam liberar semáforos mais rapidamente em momentos de trânsito intenso, agora serão autorizados a autuar as infrações detectadas pelas câmeras.
Ricardo Piton, chefe de Educação e Segurança para o Trânsito, explicou que os motoristas que cometerem infrações captadas pelo videomonitoramento serão autuados por agentes de trânsito que trabalham na Central.
Inicialmente, as multas serão aplicadas em três locais estratégicos escolhidos pela Semuttran: Avenida Dr. Paulo de Moraes x Rua Benjamin Constant, Avenida Armando de Salles Oliveira x Rua Regente Feijó, e Avenida Independência x Rua XV de Novembro. Esses locais foram selecionados por registrarem um alto número de acidentes e por serem pontos onde foi possível adaptar as câmeras existentes para fiscalização.
A secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira, ressaltou que o videomonitoramento será fundamental para flagrar infrações em locais onde não há presença constante de agentes de trânsito ao longo do dia.
Nos últimos 20 dias, cerca de 400 infrações foram flagradas, mas como o sistema ainda não estava operando para aplicar multas, essas infrações não foram autuadas. Alguns flagrantes incluem desrespeito a semáforos fechados e veículos na contramão. Essa medida visa aprimorar a fiscalização e aumentar a segurança no trânsito de Piracicaba.