A produção da indústria de veículos ficou em janeiro estagnada no volume de um ano atrás, refletindo a queda nas exportações e o avanço das importações no mercado doméstico. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, houve a produção de 152,6 mil veículos, com leve queda de 0,1%, o número do mesmo mês de 2023.
Na comparação com dezembro, o recuo foi de 11,1%, conforme balanço desta quinta-feira (8) da Anfavea, a associação que representa as montadoras. Em resumo, as vendas de veículos no Brasil em janeiro, de 161,6 mil unidades, subiram 13,1% na comparação anual. Por outro lado, na comparação com dezembro, que teve o maior volume de veículos vendidos em um mês em quatro anos, houve queda de 35%.
No entanto, é normal o mercado perder força no início do ano, quando a renda das famílias conta com gastos como matriculas escolares e o pagamento de IPVA e IPTU. A Anfavea ainda informou que os carros importados tiveram em janeiro a maior participação nas vendas dos últimos dez anos.
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Na venda de um a cada dez veículos, praticamente dois vieram de fora do país, sendo que os carros chineses responderam por um quarto das importações. Já as exportações começaram 2024 com queda de 43% na comparação com o mesmo período de 2023.
As montadoras embarcaram ao exterior 18,8 mil veículos no mês passado, o que representa uma queda de 26,6% em comparação com dezembro. As projeções da entidade apontam para um crescimento de 6,2% da produção de veículos neste ano. Sendo assim, com resultado de um aumento de 6,1% das vendas internas e de 0,7% das exportações.