O feriado de Carnaval será marcado por chuvas em boa parte do Sul e Sudeste do Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar das precipitações, a temperatura deve permanecer elevada.
“A chuva será mais localizada e ocorrerá principalmente na parte da tarde. Na sexta-feira e no sábado, principalmente à tarde, há previsão de chuvas na região Sul, atingindo Porto Alegre e Florianópolis, com chuvas isoladas em Curitiba. No domingo e na segunda-feira, as chuvas devem diminuir”, afirmou a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.
No Rio de Janeiro, entre sexta-feira e quarta-feira, os termômetros devem variar entre 22°C e 36°C. Em São Paulo, a máxima pode atingir 34°C na quarta-feira de cinzas, segundo o Climatempo. Em Recife, ao longo dos dias do Carnaval, a temperatura mínima se manterá em 25°C, com máximas entre 29°C e 31°C. Em Salvador, os termômetros não devem superar os 29°C.
Devido ao calor no Sul, a chuva pode vir acompanhada da possibilidade de granizo em alguns pontos durante a tarde. Na região Sudeste, a previsão também é de chuvas concentradas na parte da tarde e da noite. Ao longo do feriado, as chuvas devem afetar principalmente Minas Gerais, mas podem ocorrer em outros estados.
Durante o Carnaval, as chuvas também podem aumentar nas regiões centrais, alcançando até o Norte do país. Na região Nordeste, a previsão também é de chuva.
“Haverá muita chuva em Macapá, Belém, São Luís, nessa faixa litorânea que vai de Fortaleza até o Rio Grande do Norte, mas de forma mais isolada. Os volumes mais significativos devem atingir o litoral da Bahia e a região Norte, principalmente à tarde e à noite”, acrescentou Ramos.
Em São Paulo, são esperadas pancadas de chuvas isoladas, com a máxima podendo atingir 34°C na quarta-feira de cinzas. No Rio, são esperadas pancadas de chuvas isoladas entre os dias 6 e 12, com termômetros marcando entre 22°C e 36°C.