A cidade de Piracicaba (SP) vive em 2024 um aumento de casos de dengue desde os primeiros dias do ano. A Secretaria de Saúde informou que o cenário atual é de risco para a doença e que a cidade tem circulação do vírus de tipo 1.
Em resumo, existem atualmente quatro tipos de vírus da dengue no Brasil: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Eles apresentam materiais genéticos e linhagens diferentes. Segundo a Saúde, não necessariamente um tipo é mais grave do que outro, porém, qualquer um deles pode causar infecções assintomáticas, leves, graves e até óbitos. “Apesar disso, os estudos mostram que os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos, pois se espalham com maior facilidade”.
Após a infecção por um tipo de vírus da dengue, o organismo fica permanentemente imune a esse sorotipo. No entanto, a infecção por um sorotipo não protege contra os outros. Por esse motivo, cada pessoa pode se infectar até quatro vezes pelo vírus da dengue.“A segunda infecção por qualquer sorotipo do dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência”, destaca o Ministério da Saúde.
Veja também:
- Amazônia em Perigo: Estudo Alerta para Risco de Colapso até 2025
- Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em janeiro
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 9 de fevereiro registraram 869 casos de dengue em Piracicaba, número 32 vezes maior do que o registrado no mesmo período de 2023, quando foram 27 casos. Vale citar que a cidade não registrou mortes pela doença. A maior parte dos registros, 56%, está concentra na zona Leste da cidade. Do total, 485 confirmações são de moradores dessa região do município.