Na edição desta segunda-feira (19) do programa Primeira Página, a diretora do Instituto Federal (IFSP) de Capivari, Letícia Ramos, esteve presente na Raízes FM para falar sobre o trabalho realizado na instituição. Além disso, ela também falou do sucesso de Angélica Ribeiro de Toledo, aluna do IFSP que foi aprovada em sete universidades de Medicina, sendo cinco delas públicas. (Confira a entrevista completa acima).
“Os professores sempre elogiaram muito ela, mas a professora de espanhol, Fernanda Tonelli, citou um diferencial. Quando tinha uma atividade optativa, que não era obrigatória, lá estava a Angélica participando. Além de destacar o envolvimento familiar é nítido para esse sucesso, então a família também faz parte desse êxito”, destacou Letícia.
A diretora também citou o fato da aluna morar fora, em Monte Mor, e fazer todo dia o trajeto até Capivari para estudar. “É dificil o transporte para Capivari, principalmente o público, horário de ônibus… Isso é uma conquista dela, o instituto tá aqui, mas o mérito, todo o processo é dela e da família”, concluiu.
Letícia, no entanto, lembrou que o IFSP não trabalha apenas para a aprovação do aluno, e sim para dar suporte ao aluno. “Nós não temos como primeiro objetivo passar no vestibular, mas é também. Os sonhos são individuais, então se o aluno tem o sonho de passar no vestibular, nós vamos dar apoio da melhor maneira possível.” A diretora também citou que vários outros alunos também tiveram aprovação em outros vestibulares e, em breve, o IFSP de Capivari irá divulgar no seu site e nas redes sociais.
Veja também:
- Incêndio em galpão de materiais recicláveis em Capivari (SP) é controlado após combate
- USP é a Única Universidade da América Latina entre as 100 Melhores do Mundo em Reputação
Letícia Ramos trouxe novidades em relação ao ano de 2024 no IFSP, informando sobre o aumento na busca do ensino integrado, em que o aluno cumpre a grade durante o dia e no período da tarde ou da noite, realiza o estudo técnico. “Abrimos uma turma nova e ainda assim são quatro candidatos para cada vaga. Então são três turmas, além de uma turma cheia, com 50 alunos, no EJA”. Ela também citou um novo curso no instituto, o Técnico em Recursos Humanos, que surgiu uma demanda e tivemos 317 inscritos.
O IFSP está com um prédio próprio em construção. No momento, a instituição funciona em um prédio cedido e planeja em breve se mudar para sua casa própria, onde planeja seguir fazendo seu trabalho e buscar sempre melhorias para os alunos e professores.