A nove dias do fim de fevereiro, Piracicaba (SP) registra um volume de chuva bem abaixo da expectativa para o mês. De acordo com os dados da Sala de Situação das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a precipitação está 70% menor do que a média.
De 1º de janeiro até segunda-feira (19), foram 70,75 milímetros de chuva no ponto de captação do Rio Piracicaba que fica na altura da Rua do Porto. A média para este local em fevereiro é de 236,10 milímetros, sendo assim, choveu apenas 30% do que se esperava.
Segundo Gabriel Constantino Blain, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a situação vem se agravando desde janeiro, em comparação ao que foi visto em dezembro. Em resumo, no último mês de 2023, a cidade registrou chuvas bem acima da média, o que fez com que Piracicaba registrasse o ano mais chuvoso em 12 anos. No entanto, a partir de janeiro já se de um avanço da condição de tempo seco, segundo Gabriel.
Veja também:
- Vice-presidente de operações da Drylock fala sobre os seis anos de trabalho no Brasil
- Prefeitura de Rafard fortalece capacidade da Defesa Civil com novos equipamentos
“Janeiro é ou é um dos meses ou talvez o mês mais chuvoso que a gente tem aqui de forma generalizada no estado. E então se na época que a gente esperava bastante chuva, essa chuva não vem, isso sempre levanta um alerta”, argumentou. Apesar das características mais secas nos primeiros 19 dias de fevereiro, no restante do mês a cidade ainda pode chegar a atingir a média. Para os próximos dias, Piracicaba deve ter pancadas de chuva, tanto na quinta (21), quanto na sexta-feira (22).