Apesar de se dizer popularmente que no Brasil dizer que o ano só começa a valer após o Carnaval, o caso do mercado automotivo levou isso em consideração, uma vez que grandes lançamentos de 2024,deve ocorrer nos próximos dias. Inclusive, de pelo menos 20 carros elétricos inéditos.
Os números apontam que 2023 foi um ano de recorde de vendas de eletrificados, com quase o dobro do volume de 2022. Em resumo, foram 93.927 emplacamentos, o que representa uma alta de 91%. Além disso, se considerar apenas os modelos 100% elétricos (BEV), o Brasil vendeu 19.310 unidades de janeiro a dezembro. Número este que também apresentou alta, de 56% em relação a 2022.
A expectativa é de que não deve haver redução neste ritmo, mesmo com aumento do imposto de importação para carros elétricos em 2024. Já que praticamente todos os grandes grupos automotivos terão novidades. Dessa forma, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), espera emplacamentos de mais 150 mil unidades neste período. O que representaria nova expansão de 60%.
Neste ponto existe até mesmo uma espécie de “incentivo” para quem ainda não se decidiu por colocar um modelo elétrico na garagem. A chinesa BYD, que abalou o mercado local em 2023, com seu Dolphin, emplacando ao todo 10.274 unidades, promete ampliar sua participação ao trazer o Dolphin Mini, que deve ser o carro elétrico mais barato do Brasil.
Veja também:
- Campinas confirma primeiro caso de chikungunya em 2024
- Escolas públicas perderam 500 mil alunos em um ano, mostra Censo Escolar 2023
No entanto, também há promessa de novidades das grandes fabricantes, como Chevrolet e Fiat. Além dos modelos premium de empresas alemãs e sul-coreanas e mais uma nova leva de competidores chineses. Vale lembrar que este “calendário” considera apenas modelos inéditos, não incluindo simples versões de modelos que já tiveram seus lançamentos. É bom apontar, também, que a lista não está fechada, uma vez que o total de novidades pode ampliar nos próximos meses.