Um garoto de apenas 14 anos de Araçagi, na Paraíba, Gustavo Viana, viralizou no TikTok. O jovem faz vídeos dando dicas e ajudando a resolver questões do vestibular considerado o mais difícil do Brasil, o do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
As “Dicas do Guga”, como chama seu perfil, já alcançaram milhões de visualizações. Em resumo, só no TikTok, já são mais de 260 mil seguidores, enquanto no Instagram, são 29 mil. O vídeo mais assistido de Gustavo acumula 3,6 milhões de views na plataforma. O jovem afirma que a habilidade com os números sempre existiu, e que dessa forma ele busca ajudar outros estudantes em época de vestibular. Principalmente, mostrando que questões das provas consideradas mais difíceis podem ter soluções simples.
“Tem algumas questões que eu resolvo de alguns vestibulares. Colégio Naval, ESA e tal. Obviamente que não são as questões mais difíceis, porém, são algumas questões, digamos que médio, mais para fácil. Porém, muitas pessoas têm dificuldade. Então, eu tenho que mostrar que existem, sim, questões que, por mais que sejam de alguns vestibulares, a gente pode entender e ir sempre melhorando”, explica. De acordo com ele, o segredo é ter uma boa base em matemática básica. Além disso, a busca incansável pelo aprimoramento e por mais conhecimento é um diferencial de Gustavo.
Veja também:
- Fora de casa, Capivariano empata com a Ferroviária
- Cidades da região de Piracicaba têm consumo de água acima do recomendado pela OMS
Além de matemática, Gustavo também ajuda colegas na escola com história, geografia, química, física e biologia. “Tenho uma boa facilidade de aprendizado”, afirmou. A inspiração para tanta dedicação vem da mãe. Ela faleceu em 2022, e era professora e mestra. Segundo Gustavo, ela também fazia vídeos para postar nas redes sociais explicando o conteúdo, mas da disciplina de Português. “Eu me inspirei nela para fazer esses vídeos. Ajudou muito, me inspirou.”
No entanto, o garoto também possui um outro hobby, futuro engenheiro mecânico, ele gosta de montar parques de diversão em miniatura. As maquetes são totalmente funcionais, e os brinquedos de modelismo se movem como os de verdade.“Eu faço por hobby. Reproduzo os parques reais com materiais recicláveis, tipo palito de picolé, de churrasco, papelão, cola quente…”.
Quando não está criando brinquedos em miniatura, Gustavo volta para as redes sociais. “Meu principal objetivo é ajudar as pessoas que têm dificuldade com matemática básica. Esse é um dos motivos que nos meus vídeos”, completa