As cidades de Piracicaba e Limeira utilizaram juntas 367 litros de inseticida nas ações de nebulização que compõem as estratégias de combate à dengue desde 2022. Entre janeiro e os primeiros dias de fevereiro em 2024, já se aplicou 90 litros.
De acordo com a prefeitura, a cidade de Piracicaba supera o uso de 40 litros de inseticida para nebulização neste ano. Quantidade aproximada do que se utilizou em Limeira, até a data do dia 2 de fevereiro. A nebulização, ou popular “fumacê”, é uma forma de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Este método consiste na utilização de um veículo, que passa pelos bairros e solta o inseticida no ar, em terrenos, praças e dentro das casas. A ação é considerada eficiente contra os mosquitos adultos.
Anteriormente, Piracicaba utilizou 100 litros de inseticida na soma dos anos de 2022 e 2023. Enquanto isso, em 2024, o município já utilizou 50 litros nas ações e solicitou mais 40 litros ao Governo do Estado. Segundo a administração, não há falta do produto na cidade. A administração municipal afirma que a utilização de inseticida é proporcional ao número de casos e a aplicação ocorre por uma empresa especializada contratada pelo Executivo.
Por outro lado, em Limeira, se utilizou 107 litros em 2022 e 70 em 2023. Em 2024, até o dia 2 de fevereiro, se utilizou 40 litros. De acordo com a prefeitura, a nebulização ocorre no período da manhã e o município possui equipe própria de agentes que realizam as atividades.
Veja também:
- Finanças: os empréstimos online são uma boa opção?
- Calorão Continua: Semana Terá Temperaturas Altas e Possibilidade de Chuvas Intensas
“Verificada a pendência dessa atividade, os moradores são alertados sobre a ocorrência de casos confirmados no bairro enfatizando a importância de procurar o médico caso apresentem sintomas e da importância de permitir o acesso da equipe que irá nebulizar a região com a finalidade de eliminar os mosquitos que podem estar contaminados e transmitindo o vírus”, declara a administração.