O número de internações por Covid-19 na rede pública de Saúde em Piracicaba (SP) teve um aumento significativo de cerca de 450% entre janeiro e fevereiro deste ano, segundo informações da prefeitura.
De acordo com dados da administração municipal, em janeiro foram registradas quatro internações pela doença. Já até o dia 26 de fevereiro deste ano, a Secretaria de Saúde de Piracicaba contabilizava 22 hospitalizações por Covid-19, representando quase uma internação por dia.
Os dados dos hospitais particulares também apontam um aumento nas internações. No hospital Unimed, até o dia 28 de fevereiro, havia cinco pacientes internados com Covid-19, enquanto em janeiro apenas uma pessoa ficou hospitalizada pela doença. O Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) informou que, no momento, não há internações de pacientes por Covid-19. Já a Santa Casa registrou quatro internações por Covid-19 em fevereiro deste ano, enquanto em janeiro não houve registros.
A Secretaria de Saúde de Piracicaba registrou 774 casos positivos de Covid-19 entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro deste ano na rede pública.
Para combater a Covid-19, é recomendada a adesão às doses de reforço da vacina, especialmente a bivalente, que oferece cobertura contra a variante ômicron. A cobertura do Esquema Vacinal Primário em Piracicaba alcança 89,91% e a cobertura das doses bivalentes está em 20,50% na cidade até o dia 28 de fevereiro.
A vacina bivalente está disponível em todas as unidades de saúde de Piracicaba, com atendimento de segunda a sexta-feira, e não é necessário agendamento.
Para mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone (19) 3492-9303.