A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, nesta quarta-feira (6), o registro da vacina Spikevax, dose monovalente contra a covid-19. De acordo com a agência, o imunizante está atualizado para proteger contra a variante XBB 1.5 da covid, a popular Kraken.
O produto tem registro da empresa Adium S.A. e fabricação da Moderna. Segundo a Anvisa, esta é a segunda vacina monovalente atualizada com a variante Kraken, com autorização da agência. A dose tem indicação para imunização ativa em crianças a partir de seis meses de idade e adultos. Em resumo, crianças de seis meses a quatro anos, sem vacinação prévia e sem histórico de infecção de covid-19, deve receber duas dose. A segunda dose deve ser 28 dias após a primeira dose.
Por outro lado, para crianças de seis meses a quatro anos com vacinação prévia ou com histórico de infecção por covid-19 deve receber uma dose. Sendo que a aplicação da Spikevax deve ser pelo menos três meses após a dose mais recente de qualquer vacina contra a covid.
Veja também:
- Especial Mulheres: Luci Waldman
- Fabricio Pereira: eleições, momento do dólar e a experiência de se viver nos EUA
Enquanto isso, crianças de cinco a 11 anos, com ou sem vacinação prévia deve receber uma dose via intramuscular. Já os indivíduos com idade igual ou superior a 12 anos, com ou sem vacinação prévia, recebem uma dose de 0,5 ml, via intramuscular. Por outro lado, os adultos, com 65 anos ou mais, recebem uma dose de 0,5 ml, via intramuscular. Posteriormente, devem receber mais uma dose adicional, pelo menos três meses após a dose mais recente da vacina.