A Prefeitura de Campinas (SP) decretou nesta quinta-feira (7), estado de emergência para dengue. Até o momento a cidade registrou 14,8 mil casos confirmados e três mortes por dengue, de acordo com o Painel Interativo de Arboviroses.
A medida do governo municipal vai ao encontro da decisão do estado, que também decretou, na terça-feira (5), estado de emergência por conta da infecção, do mosquito Aedes Aegypti. A situação de emergência permite adoção de medidas necessárias à contenção do aumento de casos de dengue com maior flexibilidade. Em resumo, permite que as ações aconteçam sem necessidade de licitação.
Entre as ações, estão direcionamento de recursos financeiros e agilidade na compra de insumos, soro e materiais para nebulização. Além disso, contribui com o pagamento de horas extras e eventual contratação de efetivo para reforçar a assistência.
Veja também:
O decreto, que será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (8), permite também recebimento de aporte financeiro do Ministério da Saúde. No entanto, ainda falta a confirmação do valor de tal aporte para apoio nas ações de prevenção e combate à doença.