A cobertura vacinal completa contra a covid-19 em crianças é baixa e traz um alerta para a persistência no número de mortes causadas pela doença. Entre os jovens com menos de 14 anos, apenas 11,4% receberam as três doses do imunizante.
O alerta veio nesta segunda-feira (11), por meio do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Faculdade de Medicina de Petrópolis.
No entanto, o boletim Observa Infância aponta que, quanto menor a idade, menor a aplicação do imunizante. Enquanto isso, na população adulta, 14,9% estão com o ciclo completo, que contém quatro doses da vacina.Trazendo números, entre crianças de 6 meses e 2 anos de idade, 14,2% tomaram duas doses e apenas 6,3% completaram o ciclo de três aplicações.
Veja também:
- Casos de dengue dobram no estado de São Paulo em um mês
- Campinas registra menor cobertura vacinal contra catapora em quatro anos
Enquanto no universo de 3 a 4 anos, 23,1% têm duas doses e apenas 6,7% completaram a cobertura vacinal. Já entre as crianças de 5 a 11 anos, pouco mais da metade recebeu (56%) duas aplicações, enquanto apenas 12,8% tomaram as três doses.