Enquanto o dia 14 de março pode parecer apenas mais um dia comum para muitos, para os fãs e entusiastas da matemática, a data é motivo de celebração em diversos países ao redor do mundo: é o “Dia do Pi”.
Mas afinal, o que é o Dia do Pi? Pi é uma constante matemática, representada pela letra grega “π”, que é encontrada quando a circunferência de um círculo é dividida pelo seu diâmetro. O resultado dessa divisão é um número infinito e não repetitivo, que começa com 3.14159265358… e continua indefinidamente.
A escolha da data, 14 de março, faz mais sentido quando escrita no formato americano, onde o mês vem antes do dia: 3/14, que se assemelha aos três primeiros dígitos de Pi.
Nos países de língua inglesa, como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, o Dia do Pi é muitas vezes comemorado com tortas. Isso ocorre porque a pronúncia de Pi (pi) é a mesma que a de torta (pie) nesses idiomas.
Além disso, o dia 14 de março já era uma data marcante por ser o aniversário do físico Albert Einstein e de Frank Borman, astronauta norte-americano. A data ganhou ainda mais destaque em 2018, quando o físico britânico Stephen Hawking faleceu no mesmo dia.
O número Pi tem sido estudado há milhares de anos e ainda não foi completamente decifrado, mesmo com o uso de supercomputadores. O valor de Pi poderia ter trilhões de dígitos, e sua descoberta remonta aos egípcios por volta de 1650 a.C.
Por isso, todo ano, o dia 14 de março é celebrado como o Dia do Pi, uma data para reconhecer e apreciar a incrível complexidade e beleza da matemática.