O município de Limeira (SP) confirmou a circulação dos sorotipos 1 e 2 da dengue. Atualmente, a cidade registra 481 casos da doença, sendo a única da região com registro de morte em 2024. Existem no total quatro tipos de vírus da dengue no Brasil: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. Eles apresentam materiais genéticos e linhagens diferentes.
No entanto, não necessariamente um tipo é mais grave do que outro e qualquer um deles pode causar infecções assintomáticas, leves, graves e até óbitos. Contudo, segundo especialistas, a circulação de mais de um sorotipo pode aumentar o índice de reinfecção. Após a infecção por um tipo de vírus da dengue, o organismo fica permanentemente imune a esse sorotipo.
Porém, a infecção por um sorotipo não protege contra os outros. Dessa forma, cada pessoa pode se infectar até quatro vezes pelo vírus da dengue. Além disso, o Ministério da Saúde alerta, “a segunda infecção por qualquer sorotipo do dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência”.
Veja também:
- Dr. Marcelo Pinelli fala sobre a campanha do Dia Mundial do Rim
- Ápice da onda de calor ocorre entre esta quinta e sábado
Apesar da circulação de dois, a Prefeitura de Limeira afirma que a situação é bem diferente do que a cidade teve em 2015, que é considerada a pior epidemia da história. Na época, foram quase 10 mil notificações da doença em dois meses e 20 mortes ao longo do ano.