O prefeito de Capivari, Vitão Riccomini, anunciou em vídeo nas redes sociais a criação de uma tenda temporária ao lado do Pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia, com atendimentos a partir deste sábado, dia 16. A ação tem como objetivo priorizar pacientes com suspeitas e casos confirmados de Dengue, agilizando o atendimento tanto para esses pacientes quanto para outros que procuram a unidade devido a outros quadros clínicos.
A tenda contará com consultórios móveis, montados em parceria com o Hospital dos Olhos de Barueri. Os atendimentos serão divididos em três grupos após a triagem: o primeiro grupo inclui pacientes que necessitam de medicação e hidratação, recebendo orientação médica e encaminhamento para acompanhamento na atenção básica; o segundo grupo são pacientes que também precisam de observação adicional, sendo reavaliados pelos médicos para decisões como internação, alta ou outros tratamentos.
O terceiro grupo engloba pacientes com sintomas mais leves, que podem dar continuidade ao tratamento em casa até a recuperação completa, seguindo as instruções médicas. Pacientes com outras necessidades de atendimento devem procurar a recepção do Pronto-socorro, sendo atendidos nos consultórios da Santa Casa.
É importante destacar que os sintomas de Dengue incluem febre alta e contínua, dores musculares, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Capivari acumula 500 casos positivos da doença em 2024, segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica realizado na última segunda-feira, dia 11.
A Santa Casa de Misericórdia atende a população 24 horas por dia, sete dias por semana, na Praça Dr. Mário Dias de Aguiar, 01, bairro Vila do Carmo. Para mais informações, o telefone (19) 3491-9191 está disponível.