O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, anunciou nesta terça-feira (19) que o governo utilizará Inteligência Artificial para aprimorar a gestão do programa Bolsa Família. A medida visa garantir que apenas as famílias que realmente se encaixam nos critérios estabelecidos recebam o benefício.
Atualmente, cerca de 2% das famílias que recebem o Bolsa Família não se enquadram nos requisitos do programa. O objetivo do governo é atingir uma eficiência de 100% na concessão do benefício, evitando fraudes e garantindo que o programa beneficie quem realmente necessita.
Durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e Cadúnico, o ministro destacou a importância da utilização da Inteligência Artificial para cruzar informações de diferentes bases de dados. Isso permitirá identificar de forma mais precisa e rápida as famílias que não se enquadram nos critérios estabelecidos.
Entre as ações previstas no plano anual da rede federal de fiscalização estão a melhoria da qualidade da base de dados, a atualização e unificação do fluxo de denúncias do programa Bolsa Família e do Cadúnico, além da criação de grupos de trabalho para redução de litigiosidade e elaboração de propostas para aplicação de recursos federais no Cadúnico.
O ministro ressaltou que, em ano eleitoral, houve um aumento no número de fraudes em 2022 e destacou a importância da prevenção para evitar problemas no futuro. Ele afirmou que a rede federal de fiscalização do Bolsa Família está preparada para identificar e punir aqueles que tentarem fraudar o programa.