O último dia de verão no Brasil traz o fim do calor que marcou as últimas semanas. Além disso, existe a previsão de fortes chuvas em diversas partes do Brasil, conforme os serviços de meteorologia. O outono começa oficialmente a 00h06 do dia de 20 de março e vai até 17h51 do dia 20 de junho.
De acordo com o Climatempo, o verão termina com condições típicas da estação. Sendo assim, o Brasil continua em uma grande massa de ar quente e úmido, condição ideal para a formação das grandes nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios.
Para a região Sudeste, a previsão é de mais chuva no estado do Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e litoral norte de São Paulo e no sul e Zona da Mata de Minas Gerais, com acumulados em torno de 80 mm por dia. Pontualmente, pode se registrar chuva mais intensa, com rajadas de vento e trovoadas. O outono é a estação considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente, na parte central do país.
Veja também:
- Prefeito de Rafard fala das conquistas do município e sobre o aniversário da cidade
- BC comunica vazamento de dados cadastrais de 46 mil chaves Pix
Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Na parte norte das regiões Norte e nordeste, ainda é época de muita chuva. A estação também se caracteriza pelas massas de ar frio, oriundas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.