Thiago Braggion, presidente da Câmara Municipal de Capivari pela UNIÃO, fez duras críticas à Concessionária Rodovias Tietê devido aos atrasos no início das obras de duplicação dos trechos da SP-101 e 308 que atravessam o município. Em sua fala durante a Tribuna Livre na 7ª Sessão Ordinária do Legislativo capivariano, na segunda-feira (18), Thiago lamentou a falta de progresso, afirmando: “Estamos em março e nada aconteceu. Parece que está tudo largado. Do mesmo jeito. Não somos tontos nem palhaços.”
Os novos prazos para a duplicação das duas rodovias foram comunicados à Câmara Municipal de Capivari no início de julho do ano passado, através de um ofício da própria Rodovias Tietê. Segundo a concessionária, o cronograma seria:
- Duplicação da SP-308 – Rodovia Comendador Mário Dedini (Rodovia do Açúcar): início no 2º semestre de 2023, com término previsto em até 30 meses; e
- Duplicação da SP-101 – Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (que liga Capivari a Monte Mor): início para o primeiro semestre de 2024, com término previsto em até 30 meses.
No mês seguinte, em 9 de agosto de 2023, Luiz Godoy, coordenador de assuntos regulatórios da Rodovias do Tietê, reafirmou que os novos prazos seriam cumpridos, garantindo que eram reais e estavam dentro do orçamento, com parte do valor já reservado. Essas declarações foram feitas durante uma audiência pública na Câmara Municipal, que contou com a presença de diversas autoridades da região para discutir e cobrar esclarecimentos sobre os constantes atrasos nas obras.
Thiago Braggion anunciou que convocará os dirigentes da Concessionária Rodovias do Tietê para prestar esclarecimentos na Câmara Municipal, enfatizando que espera respostas honestas e que não usem a falta de recursos como desculpa. Ele destacou a importância da duplicação das rodovias para o desenvolvimento de Capivari, atraindo novas indústrias e oportunidades para a cidade.
O presidente da Câmara reiterou seu compromisso de não deixar o assunto passar desapercebido e criticou a postura da Rodovias Tietê de protelar as obras. Ele lembrou o acidente da semana anterior que resultou na morte de uma pessoa em Capivari, sugerindo que, se a Rodovias Tietê tivesse concluído a duplicação da estrada, o acidente poderia ter sido evitado.